Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Empreendedorismo Fora do Padrão (parte 1)

Os padrões das empresas exponenciais mais importantes do mundo, como Waze, Tesla, Airbnb, Uber, Netflix, Google e na área da beleza o Natalia Beauty Group, trazem uma nova e ampla visão sobre as tendências organizacionais e tecnológicas. 

Quando uma inovação surge e provoca mudanças inesperadas em diversos setores da sociedade, cria novos negócios e muda muitos hábitos, tanto das outras empresas que precisam correr atrás, quanto dos clientes, que passam a desejar essas inovações.

Somente quem estiver disposto a também inovar, vai conseguir se manter no mercado e crescer!

Existem alguns métodos essenciais que podem ser aplicados em qualquer empresa, seja ela uma startup, uma empresa de pequeno ou de médio porte, e até nas grandes organizações. Hoje, nesta primeira parte, vamos falar sobre 5 passos.

1º Equipe sob demanda, ou seja, Staff on demand como a gente vê nos livros de negócios.

Bem, lá no começo, eu ainda não tinha todo know how, errava muito mais do que erro hoje, e seguia uma ordem um pouco diferente. Às vezes por apego, queria manter tudo embaixo das minhas asas. 

Mas vou te dizer exatamente como fiz as contratações:

Eu fazia tudo sozinha!  Fazia os procedimentos, atendia telefone (até me apresentava por Camila para mostrar que a empresa tinha uma certa estrutura), limpava a sala, comprava os insumos… tudo mesmo.

Percebi que precisava de alguém para me ajudar a lotar a agenda. E se eu ficasse ligando para as clientes, vendendo meus serviços, não conseguiria atender a demanda e se ficasse apenas nos procedimentos, não lotaria a agenda. Então contratei uma secretária.

Ela fazia os agendamentos, vendia os pacotes, me ajudava na organização do espaço e comprava os insumos. Com a agenda cada dia mais cheia, com dinheiro entrando cada dia mais, contratei uma assistente, treinei e ela começou a atender os procedimentos comigo.

O marketing, a equipe de vendas, as contratações, a limpeza, ainda estavam sob meus cuidados, mas para crescer como eu queria, enxerguei a necessidade de abrir mão disso. Foi então que comecei a contratar sob demanda.

Quando precisava de um material novo, criação de arte, gestão das minhas redes sociais, busquei uma equipe de marketing, com minhas referências treinei e então alinhei o que precisava. Deixei a base da minha comunicação sólida.

Para limpeza, que me tomava um bom tempo, escolhi terceirizar o serviço.

Comecei a contar com uma equipe de RH para buscar os talentos que eu precisava. 

Tirando tudo isso do meu colo, consegui me dedicar mais ao crescimento da empresa. Tinha tempo para estudar, para exercer as novas ideias e buscar parceiros que me ajudassem a crescer.

Agora, você precisa entender o funcionamento da sua empresa, analisar o que é mais importante para você ter dentro do seu negócio e o que pode terceirizar.

Por exemplo, eu preciso do marketing do meu lado, grudado comigo, meu negócio pede isso.

Se você tem uma lavanderia, presta um serviço inteligente e eficiente, tem diferenciais, mas não tem a necessidade de produzir conteúdo e material de comunicação diário e presencial, pode contratar uma empresa de marketing e alinhar com eles seu propósito para produzirem lá no escritório deles.

Escolha bem o que você vai ter dentro da sua empresa!

2º Criar uma Comunidade

A criação de uma comunidade, por meio de redes sociais, por exemplo, vai disseminar seu propósito, ser o canal de comunicação com sua audiência, seus clientes.

É por aí que você vai receber feedback, validar ideias, até encontrar colaboradores!

Você também pode utilizar o Crowdfunding, anota aí essa expressão muito comum nesse meio exponencial, que quer dizer financiamento colaborativo, e você busca isso para validar a demanda de mercados e obter financiamentos.

3º Usar o Algoritmo a seu favor

Um algoritmo é a automatização de um processo através de lógicas utilizadas pelas máquinas. O Google é um grande exemplo, onde seu algoritmo, ou seja, os programas e seus computadores, organizam as informações do mundo como nenhuma outra empresa.

E você pode usar isso a seu favor, para levar a quem procura pela solução que você oferece, o seu contato.

Se você digitar no Google a sua atividade principal, qual empresa vai aparecer primeiro? Ela está usando o algoritmo a favor dela!

4º Alavanque seus ativos

Como as empresas podem utilizar mão de obra terceirizada, não é mais necessário possuir ativos, como instalações próprias ou servidores de computação. Imaginem se eu precisasse comprar uma nova casa a cada aumento de equipe que eu tivesse. É muito mais fácil alugar!

Tudo pode ser alavancado externamente, aumentando a agilidade e ajustando os custos ao tamanho real das operações. Os ativos alavancados permitem que as empresas sejam donas apenas daquilo que é o crítico para o seu negócio, podendo terceirizar todo o resto.

O Uber e o Airbnb são megacorporações que não possuem nenhum táxi e nenhum hotel, ou seja, os seus ativos estão alavancados. Conseguiram entender a importância de buscar serviços terceirizados?

5º Engajamento

Os produtos e serviços precisam ser criados já com a possibilidade de engajamento em mente. Explorar a criatividade, o crescimento e controlar as incertezas. São atividades primariamente executadas para aproveitar os recursos que estão fora das organizações.

Compartilhe com sua audiência e clientes os seus planos, mostre seu dia a dia no negócio, converse diretamente com quem está te acompanhando.

Grande parte das inovações e grande parte das organizações exponenciais não surgiu dentro de empresas tradicionais justamente porque não são lugares flexíveis e rápidos para se construir inovação e para se construir relacionamento com a audiência.

Não importa se é uma pequena ou grande empresa, aproveite o poder na multidão, aproveite o poder que todas as pessoas que estão conectadas na internet podem fazer, podem trazer para o seu negócio, seja com ideias ou soluções, seja com seu próprio trabalho, com seu próprio tempo, mas aproveite.

Agora você já estará crescendo e precisa se organizar para fazer isso de maneira segura e estruturada.

 

Por Natalia Martins, fundadora e CEO do Natalia Beauty Group.