Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Krav Magá na luta contra o bullying

Técnica de defesa pessoal ajuda crianças a desenvolverem habilidades para superar o assédio no ambiente escolar e recuperar autoestima e autoconfiança

A discussão sobre bullying sempre ganha novos capítulos quando um novo ano letivo se aproxima, afinal, além das crianças precisarem enfrentar os desafios pedagógicos inerentes ao desenvolvimento, lidar com problemas emocionais ocasionados pela intolerância dos colegas deixa tudo mais difícil e preocupa pais, responsáveis, professores e instituições de ensino que estão sempre em busca de novos caminhos para solucionar o problema.

Segundo um estudo divulgado pela USP (Universidade de São Paulo) em 2019, com dados do SP – Proso (Projeto São Paulo para o Desenvolvimento Social de Crianças e Adolescentes), 29% dos jovens sofrem bullying nas escolas em São Paulo. Deste montante, 23% ainda afirmaram terem sido vítimas de violência.

O Krav Magá pode ser um grande aliado contra o bullying tanto no ambiente escolar quanto em outros locais. A técnica de defesa pessoal é indicada para crianças a partir dos 7 anos e ajuda recuperar a autoconfiança, a autoestima, e habilidades como conviver em grupo, vivenciar o apoio e a solidariedade e ganhar força e agilidade para mudar a relação com o medo e a ansiedade, tudo sem violência.

Além desses benefícios, a técnica de defesa pessoal desenvolvida para treinar o exército israelense é uma filosofia de vida baseada em honestidade, humildade, solidariedade, educação e respeito, reforçando valores ensinados pelos pais a seus filhos.

“Com os treinos, as crianças e adolescentes aprendem a se defender, superar o medo da violência e do bullying, recuperar a autoestima e autoconfiança, além de andar mais seguro pelas ruas”, afirma Avigdor Zalmon, presidente da Federação Internacional de Krav Magá.