Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Tratamentos estéticos: conheça os 5 principais do Brasil

Buscar o bem-estar consigo mesmo e elevar a autoestima são aspectos que têm levado, cada vez mais mulheres e homens, a buscarem alternativas para ‘aperfeiçoar’ algumas questões corporais que geram incômodo. Não à toa que o segmento de estética é um dos que mais cresce no país, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), apenas no segundo trimestre de 2020, mesmo com a crise causada pela pandemia do Coronavírus, o setor teve faturamento de R$ 7 bilhões. Já dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético, mostram que o Brasil obteve crescimento de 5,7% do setor de beleza, no primeiro quadrimestre de 2021.

Pode-se dizer que hoje os tratamentos ‘queridinhos’ são: microagulhamento, preenchimento dos lábios, toxina botulínica, além de criolipólise e depilação com luz intensa pulsada ou laser.

O microagulhamento, nada mais é do que uma técnica que consiste na produção de múltiplas e finas perfurações na pele por meio de um sistema de rolamento dotado de microagulhas. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica, o objetivo é estimular os fibroblastos, as células responsáveis pela produção de colágeno, tratando assim o envelhecimento, rugas, cicatrizes de acne, de queimadura ou cicatrizes cirúrgicas. Ainda de acordo com a entidade, os resultados são percebidos após dois a três meses, uma vez que o “amadurecimento” do novo colágeno é um processo lento. Espera-se melhora de 70% a 80% após duas a quatro sessões. É recomendável intervalo de seis a oito semanas entre elas, quando se observam os resultados.

Já o preenchimento de lábios é feito por meio de ácido hialurônico, sendo a substância mais recomendada e segura. O procedimento consiste na aplicação do líquido nos lábios de acordo com que o paciente deseja, podendo aumentar o volume ou apenas dando melhor contorno para a região. O procedimento é feito no próprio consultório e a aplicação é feita por meio de pequenas agulhas.

Para dar adeus as indesejáveis ruguinhas de expressão e ‘pés de galinha’, o tratamento é feito com a toxina botulínica, sendo aplicado na parte superior do rosto, contorno facial e até rugas no pescoço com o injetável.

Voltando ao corpo, a criolipólise está presente das principais clínicas de estética do país. A técnica é não-invasiva e trata gordura localizada por meio do resfriamento e destruição dos adipócitos (células de gordura). Para se atingir os resultados desejados, é visível após algumas sessões, dependendo do aspecto da pele de cada paciente.

Por fim, a depilação ‘definitiva’ ganha, a cada dia, mais adeptos. Muitos para se livrarem de vez dos pelos, recorrem a depilação com luz intensa pulsada ou laser, que por meio de luzes diversas que emitem comprimentos de onda variados na pele, gerando calor local por meio desses disparos, garantem eliminação duradoura dos pelos do corpo.