Em primeiro lugar, quero falar da importância da independência financeira porque ser financeiramente independente é ter a liberdade de tomar as decisões que você deseja tomar sem depender de outras pessoas. Se você depende de outra pessoa, então tudo o que você quer fazer na SUA vida vai sempre depender de certas pessoas e fatores.
A independência financeira também permite que você planeje seus próprios gastos e investimentos, e gastos e investimentos de acordo com SEU desejo. Ou seja, você se torna capaz de planejar para onde deseja ir e o que e quando fazer.
Em segundo lugar, ganhar seu próprio dinheiro também te ajuda a ficar emocionalmente estável, pois assim você se torna capaz de tomar a decisão correta sozinha.
Um dos benefícios de buscar a independência financeira é a vontade e a capacidade de aprender. Normalmente, se alguém está tentando se tornar financeiramente independente, está bastante motivado. Ficam interessados em aprender coisas novas e não têm medo de tentar algo considerado um pouco mais arriscado.
A independência financeira é uma meta importante e, quando você vai atrás dela, aprende a enfrentar desafios e aprende coisas novas, por mais difícil que seja. A perseverança necessária para alcançar a independência financeira também é essencial para o desenvolvimento de novas competências.
Por isso meu conselho é: defina prioridades claras. Quando você está buscando independência financeira, você tem que se concentrar em quais são suas verdadeiras prioridades. Você precisa de um “porquê” claro e consistente para perseguir esse objetivo principal.
E ao definir a meta de se tornar financeiramente independente, você determina o que é mais importante para você. Ajustar suas prioridades te traz inúmeros benefícios para o resto de sua vida. Saber suas prioridades permite que você alinhe suas ações com as coisas que mais importam para você.
Eu já fui dependente financeiramente e emocionalmente durante muito tempo. Até que decidir tomar as rédeas da minha própria vida e ser 100% responsável pela realização dos meus sonhos, porque eles eram somente MEUS sonhos e de mais ninguém. E para que eles se tornassem realidade, eu dei o primeiro passo rumo a minha independência em todos os sentidos.
Vocês acham que valeu a pena? O que está faltando para você conquistar a sua independência?