Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A importância de um propósito para os negócios prosperarem

Ter um propósito é fundamental para que os negócios tenham sucesso no mercado e se destaque dos demais, por isso, a fundadora e CEO do Natalia Beauty Group, Natalia Martins, te desafia a pensar em qual é o seu. 

 

O seu porquê é o seu propósito, é o que você vai deixar… é o seu legado, a sua herança… é o que transcende você… você morre e o seu propósito fica para outras pessoas exercerem o mesmo propósito ou mesmo incrementar o seu propósito… ir além do que você criou.

 

Mas qual é a importância de você ter isso nos negócios?

 

Negócios com propósitos limitados são negócios limitados. Ou seja, se o meu propósito é ganhar 50 mil reais, ou é comprar uma casa, por exemplo, muito provavelmente eu tenho uma limitação de propósito que não vai me transcender. Eu crio, nesse caso, as minhas próprias limitações.

 

O propósito é um agente transformador daquilo que você quer de diferente no mundo.

 

É o que faz você olhar para o mundo e dizer: poxa, com isso eu posso impactar muitas pessoas!

 

Ou… o que eu faço que daqui a 100 anos vai ser lembrado sem eu estar presente?

 

Quer um exemplo clássico de uma pessoa que transcendeu? Nelson Mandela, o principal líder político da história da África do Sul e um dos grandes nomes mundiais da luta contra a opressão racial. 

 

Ele defendia que todos deveriam ser tratados iguais enquanto existia o regime do Apartheid – a legislação que segregava os negros no país. 

 

O discurso do movimento que ele iniciou naquela época, lá em meados de 1950, transcende a sua vida e existe até hoje.

 

E o legado dele continua sendo incrementado e ampliado. Hoje não há separação entre brancos e negros, mas nós ainda lutamos para que várias outras tribos sejam também incluídas na sociedade. 

 

Você consegue enxergar o aprimoramento do conceito?  Você entende que o propósito é aperfeiçoado? 

 

Portanto, defina o seu propósito transformador e aperfeiçoe para que ele se torne muito maior que você e faça do seu negócio algo diferenciado e de sucesso. Cada vez mais os consumidores buscam marcas com causa e propósito, pois as pessoas agora têm a necessidade de entender quais são os compromissos das empresas.