Aromaterapia é uma prática terapêutica que se utiliza de óleos essenciais como instrumento de cura para promover e/ou estimular a saúde e o bem-estar para mente e corpo. Ela funciona na mente (quando inalado o aroma do óleo essencial estimula as partes do cérebro relativas a memória e a emoção, estimulando, acalmando ou equilibrando), na pele (quando aplicado na pele, o óleo essencial atinge a camada mais profunda da pele liberando as suas propriedades terapêuticas, limpando, hidratando e condicionando) e no corpo (uma vez absorvido pela pele, os óleos atingem o tecido acalmando, estimulando e relaxando).
Os benefícios da Aromaterapia para as mulheres são inúmeros. Na adolescência, os óleos podem auxiliar no tratamento de acne, por exemplo, além de proporcionar equilíbrio hormonal, aliviar cólicas e TPM. Na fase adulta, eles ajudam a combater oscilações emocionais, a retenção de líquidos, aflora a intuição feminina e alivia os momentos de stress. Na melhor fase da vida, trata dores, desconfortos, melhora a autoestima, auxilia nos problemas de circulação e aliviam os sintomas físicos e emocionais da menopausa.
Em qualquer fase da vida, os benefícios da Aromaterapia são incontáveis. Devido a composição química dos óleos essenciais, eles são calmantes, relaxantes, analgésicos, digestivos, antiespasmódicos, estimulantes e muito mais. Tudo isso se deve a estrutura molecular bastante complexa, que possui em média 300 elementos químicos em constante interação e que agem no corpo humano de várias formas.
Entre as suas formas terapêuticas estão incluídos os benefícios da massagem, banho relaxante, utilização de aromas nos ambientes da casa e do trabalho para aumentar a intimidade, a criatividade, a concentração, a paz interior e muito mais. Tudo isso de forma natural, mas vale lembrar que os óleos essenciais não devem ser utilizados diretamente na pele e somente um aromaterapeuta profissional pode indicar a preparação ideal para cada tipo de pesso.